Sumaré


Como usar o Sumaré Mail Criar um novo e-mail
Notícias
Assine
Anuncie
Sumaré, 25 de Outubro de 201

Sumaré, 23 de Julho de 2007 - 19:17 hs

ETEC em Sumaré: os estudantes e professores agradecem!

Coluna do Prof. Me. Benê França

ETEC EM SUMARÉ: OS ESTUDANTES E PROFESSORES AGRADECEM!

A notícia veiculada pelo jornal ?TodoDia?, de Americana, em 23 de julho, acerca da possibilidade da instalação de uma Escola Técnica Estadual em Sumaré é, no mínimo, esplêndida. Sendo professor da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, pela Diretoria Regional de Ensino de Sumaré, bem como professor de duas escolas técnicas, em Campinas, ligadas ao Centro Paula Souza (BENTÃO e ETECAP), tenho o dever de aplaudir a justa decisão.
A Região Metropolitana de Campinas (RMC), assim como o Sudeste brasileiro, vive uma situação político-econômica inusitada: o excesso de jovens universitários recém-formados e desempregados. Creio que, entre outras razões, há inúmeras Faculdades e Universidades instaladas nesta região. Ademais, as exigências do mercado de trabalho são volumosas e crescentes: o mercado requer, cada vez mais, um profissional capacitado, solteiro, sem vícios, capaz de trabalhar em equipe, com idade adequada e formação multidisciplinar. Além disto, o processo de globalização, em que não há mais fronteiras étnicas, culturais e religiosas, prestigia tanto a imigração como a emigração, bem como a migração interna do norte para o sul do país. Com efeito, acompanhando meus estudantes, desde 1995, observo que a formação universitária, para a atual realidade, é insuficiente para o ingresso do recém-formado para a vida profissional. Neste sentido, tenho apontado em minhas humildes aulas sobre a necessidade do alunado se inscrever em áreas técnicas, simultaneamente ou depois de aferir os conhecimentos básicos no Ensino Médio, de formação propedêutica.
Ademais sempre enalteci os vários cursos técnicos, de qualidade e gratuitos, do Centro Paula Souza. Alguns deles são oferecidos na parte da tarde (13h-18h), outros, à noite (19h-23 h.) e atendem um grande número de interessados, de várias regiões. Por exemplo, no curso de Bioquímica, na ETECAP, no primeiro semestre de 2005, eu lecionava para quarenta e duas pessoas provenientes de 25 cidades diferentes. Por outro lado, algo espetacular promovido pelo ?Centro? é que os interessados passam por um processo seletivo, uma espécie de ?vestibulinho?, que normalmente ocorre nos meses de Junho e Novembro, com cinqüenta questões de múltipla escolha. Esta avaliação é compatível à realidade da vida: dificilmente alguém, hoje, obtém um emprego sem passar por um processo seletivo, sem enfrentar a ansiedade e o nervosismo, algo que, diferente dos que apregoam as pseudopedagogias, estimula a concentração e a dedicação permanente aos estudos.
Conforme mencionou a matéria jornalística, nós temos algumas ETECs na Região, todas oferecendo excelentes cursos técnicos, além do Ensino Médio. Por exemplo: em Hortolândia, há quatro cursos técnicos; em Americana, a ETEC Polivalente, oferece nove cursos técnicos; em Campinas, além do Ensino Médio, a ETECAP oferece Química, Bioquímica e Meio Ambiente, ao passo que o ?Bentão? (ETEC Bento Quirino), além do Médio, oferece sete ótimos cursos técnicos.
E Sumaré? Uma das mais importantes cidades da RMC não poderia ficar de fora, visto que, segundo alguns dados levantados por mim, em média, 20% dos estudantes do Ensino Médio e 30% dos cursos técnicos das Etecs supracitadas, são oriundos de Sumaré. Parabéns aos vereadores sumareenses Toninho Mineiro, Décio Marmirolli e Joel Cardoso da Luz pelo requerimento enviado ao deputado Federal Vanderlei Macris, que o remeteu ao Secretário de Desenvolvimento e Vice Governador, Alberto Goldman. Os estudantes de Ensino Médio e a população de Sumaré agradecem e cobrarão esta excelente, embora tardia, possibilidade, prevista, segundo informações jornalísticas, para o ano de 2008.
BENEDITO LUCIANO ANTUNES DE FRANÇA (PROF. BENÊ FRANÇA) ? 33 anos
Mestre em Filosofia, Professor de Filosofia da Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo (DRE Sumaré), em Sumaré/SP, e Professor de História do Centro Paula Souza (das ETECs ?Conselheiro Antonio Prado? e ?Bento Quirino?, ambas em Campinas/SP).
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4794252A5
http://lattes.cnpq.br/0434923849368793


Benê França Benê França
Mestre em Filosofia e professor da ETECAP e EE Maria Ivone
Contato: benefranca.professor@sumare.com.br
Início da página  Índice de Notícias  Imprimir  Enviar por e-mail  Comentário  
Powered by Desktop ® Desktop Online Informática S/C Ltda - 1999/2003
info@sumare.com.br / Fone Fax 0 xx 19 3873.4266